HOME BLOG
Login:
NOTÍCIAS

O gosto amargo, característico da cerveja, deve-se ao composto mirceno, proveniente das folhas de lúpulo, adicionado à bebida durante a sua fabricação.

A fórmula estrutural do mirceno apresenta:

LER MAIS

Uma mercadoria, cujo preço de custo é 80 reais, é vendida por 120 pagando um imposto de 20% sobre o preço de venda. Se o imposto sobre o preço de venda subir para 25% e o preço de custo sofrer um aumento de 20%, então, para manter a mesma porcentagem de lucro sobre o preço de custo, o novo preço de venda deverá ser 

LER MAIS

Uma pedra foi abandonada a partir do repouso do alto de um edifício e atingiu o solo com velocidade de 42 m/s. Desprezando a resistência do ar e considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2, o tempo de queda da pedra, em segundos, foi igual a

LER MAIS

Relacione as funções digestivas da coluna da direita com os respectivos órgãos da coluna da esquerda.

A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é 

LER MAIS

O tempo gasto (em dias) na preparação para determinada operação policial é uma variável aleatória que segue distribuição normal com média M, desconhecida, e desvio padrão igual a 3 dias. A observação de uma amostra aleatória de 100 outras operações policiais semelhantes a essa produziu uma média amostral igual a 10 dias. 

Com referência a essas informações, julgue o item que se segue, sabendo que P(Z > 2) = 0,025, em que denota uma variável aleatória normal padrão.

Considerando-se o teste da hipótese nula H₀: M ≤ 9,5 dias contra a hipótese alternativa H₁: M > 9,5 dias, adotando-se o nível de significância igual a 1%, não haveria evidências estatísticas contra a hipótese H₀.

LER MAIS

Qual o trabalho no sentido vertical realizado pela esfera de 0,5kg a seguir:

LER MAIS

Considerando que a Química, como toda ciência, possui termos e conceitos próprios, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01.      a Química Orgânica, apesar de possuir um número de funções superior ao da Química Inorgânica, possui um número de compostos orgânicos inferior ao de compostos inorgânicos.

02.      os conceitos de oxidação e redução nas pilhas são diferentes dos respectivos conceitos nas eletrólises.

04.      a energia livre de Gibbs (ΔG) de uma reação espontânea é menor que zero, enquanto que sua entalpia (ΔH) independe dos estados inicial e final dessa reação.

08.      quanto maior o número de mols de partículas dispersas numa solução, menores serão a temperatura de congelamento e a pressão de vapor da mesma, enquanto que maiores serão a pressão osmótica e a temperatura de ebulição da solução.

16.      entre as forças intermoleculares, tais como ligação de hidrogênio, dipolo-dipolo e van der Waals, a ligação de hidrogênio é a mais intensa, aumentando a temperatura de fusão e de ebulição dos compostos que a possuem.

LER MAIS

Na figura abaixo está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade. Analisando o esquema, é possível identificar que se trata de uma usina:

LER MAIS

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta um conceito errôneo sobre o estudo do Campo Gravitacional.

LER MAIS

Numa escola há 15 professores, sendo que 3 deles lecionam Matemática. Deseja-se formar uma comissão de 5 professores para analisar os preços cobrados na cantina da escola. Nessa comissão, exatamente um membro deve lecionar Matemática. De quantas maneiras diferentes pode-se formar a comissão?

LER MAIS