HOME BLOG
Login:
NOTÍCIAS

Cientistas conseguiram livrar um paciente do HIV ao impedir que o vírus penetrase em certas células imunes. Mas o tratamento foi perigoso e provavelmente irreprodutível. É possível termos uma forma mais segura e acessível para ajudar milhões de pessoas?

Por Carla June e Bruce Levine

Há pouco mais de três anos um grupo de médicos de Berlim publicou os resultados de um experimento inédito que surpreendeu os especialistas em HIV. O grupo alemão retirou medula óssea – fonte das células imunes do corpo – de um doador anônimo cuja herança genética o tornara naturalmente resistente ao HIV. Em seguida suas células foram transplantadas em um homem com leucemia e portador do vírus HIV, por mais de dez anos. Embora o tratamento de leucemia a que o paciente foi submetido tenha sido o recomendado para a terapia de transplante de medula óssea, o grupo também esperava que a intervenção pudesse fornecer células resistentes ao HIV suficientes para controlar a infecção. A terapia superou as expectativas. Em vez de apenas reduzir a quantidade de HIV no sangue do paciente, o transplante eliminou todas as evidências detectáveis do vírus em seu organismo, incluindo vários tecidos onde poderia ter permanecido latente. Os pesquisadores ficaram tão surpresos com os resultados que esperaram quase dois anos para publicá-los.

Scientific American Brasil / abril 2012

O HIV-1 é subdividido nos grupos M, O, N e o HIV-2, nos grupos de A a F.
Relativo a esse tema, assinale a opção correta.

LER MAIS

Durante uma viagem para visitar familiares com diferentes hábitos alimentares, Alice apresentou sucessivas mudanças em seu peso. Primeiro, ao visitar uma tia vegetariana, Alice perdeu 20% de seu peso. A seguir, passou alguns dias na casa de um tio, dono de uma pizzaria, o que fez Alice ganhar 20% em peso. Após, ela visitou uma sobrinha que estava fazendo um rígido regime de emagrecimento. Acompanhando a sobrinha em seu regime, Alice também emagreceu, perdendo 25% de peso. Finalmente, visitou um sobrinho, dono de uma renomada confeitaria, visita que acarretou, para Alice, um ganho de peso de 25%. O peso final de Alice, após essas visitas a esses quatro familiares, com relação ao peso imediatamente anterior ao início dessa seqüência de visitas, ficou:

LER MAIS

O ciclopropano pode ser utilizado em anestesias cirúrgicas em qualquer nível, das leves às mais fortes. É um gás, incolor e inflamável, fornecido em cilindros com pressão em torno de 5 kgf/cm². Uma das formas de síntese do ciclpropano está equacionada como segue:

Qual o volume de ciclopropano produzido, aproximadamente, em litros nas condições normais de temperatura e pressão a partir de 500 gramas de cloropropano, sabendo que houve rendimento da reação de 60% ?

LER MAIS

Considere dois corpos A e B de mesma massa de substâncias diferentes.Cedendo a mesma quantidade de calor para os dois corpos, a variação de temperatura será maior no corpo:

 

 

 

LER MAIS

Para montar certo aparelho um operário demora 25 minutos.

 

Trabalhando continuamente, para montar 10 aparelhos esse operário gastará:

LER MAIS

Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.

SOUZA. F. A. Agricultura naturaVorgánica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogénio no solo: um modelo sustentável de MDL. Disponivel em: WWW. pla netaorganico . com .b r. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado).

No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de 

LER MAIS

As massas moleculares do álcool etílico (reto C com 2 subscrito reto H com 5 subscrito OH) e do ácido acético (reto C com 2 subscrito reto H com 4 subscrito reto O com 2 subscrito) são respectivamente:

Dados: H = 1 u; C = 12 u; O = 16 u

LER MAIS

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças
, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixo do
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

Zuenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Em 2002, em uma cidade de 1 milhão de habitantes, a chance de um jovem de 16 anos de idade ser vítima de um crime de homicídio era, de acordo com o texto, igual a 0,071%.

LER MAIS

Calcule a área da superfície esférica, onde temos uma esfera de raio medindo 7 cm.

LER MAIS

Alotropia é a propriedade pela qual um mesmo elemento químico pode formar duas ou mais substâncias simples diferentes, que são denominadas variedades alotrópicas do elemento.

Os elementos que apresentam variedade alotrópica devido à atomicidade são, apenas,

LER MAIS